top of page

Equipe da Guata Porã

Diretoras - Coordenadoras - Professoras - Sócias Proprietárias

Grazyela Fiuza Lima 

Luana Thais Longhi 

“O Pião entrou na roda, óh pião! Roda pião, bambeia pião!”
( Cantiga popular de domínio público)

 

Trago a imagem do pião rodando como se estivesse numa grande ciranda, ciranda da vida... que me remete a movimento, a equilíbrio e, ao mesmo tempo, impermanência – como dizia Freire, somos seres inconclusos. E foi nessa roda viva que é a vida que eu me descobri professora educadora, ainda na juventude fiz o curso de Pedagogia. Quando mergulhei nas leituras freirianas foi como ascender uma chama irriquieta que talvez já existisse em mim...foi então que me comprometi e comecei a tecer uma caminhada em busca de fazer na minha práxis uma educação libertadora, democrática, respeitosa e reflexiva para as diferentes gentes. Sim, adoro estar com as gentes, ensinando e aprendendo, ... gentes miúdas e gentes grandes. Mas confesso, pouco mais três setênios como professora, quase todo este tempo foi dedicado aos miúdos, ao estudo das infâncias, da criança e o seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Foram 15 anos como educadora de 1° ano na Escola Sarapiquá, começo de caminho da alfabetização, transição da criança do infantil para o fundamental. Como seres inconclusos que somos, minha busca por conhecimento enquanto professora pesquisadora foi e é permanente. No giro dessa ciranda muitos aprendizados e encontros mais que especiais na educação e na vida. Foi na Sarapiquá e no
curso do Brincante que encontrei e reencontrei estas duas mulheres professoras
inspiradoras – as quais admirava o trabalho e já tecíamos trocas e ideias. Professoras
sonhadoras, determinadas e corajosas, mulheres empreendedoras que fizeram valer a
palavra cantada do poeta Raul Seixas: “Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se
sonha só. Um sonho que se sonha junto é realidade.” E esse sonho sonhado junto conduziu a 
realização da Casa Escola Guata Porã, a qual tenho a honra de fazer parte da Equipe Pedagógica. Neste espaço continuo tecendo a ciranda da vida na educação, sempre com um olhar sensível e cuidadoso junto a criança no seu belo caminhar de primeiro setênio. É ímpar a oportunidade de experienciar próximo aos miúdos, escutando e observando, como é o processo na primeira infância, antes de chegar ao primeiro ano. E nessa roda da vida a educadora que sou, também se descobriu cantante. Vez em quando, você me encontra pelos “Bailes da vida” (Milton Nascimento) cantando ... roda pião, bambeia pião!

                                                                                                                              Ana Paula Torrico


Professora Turma Sol Nascente
Ana Paula Torrico


Professora auxiliar Turma Sol Poente
Lisane Longhi

Na minha juventude, muito comunicativa e festeira, me formei em Relações Públicas. Tinha um interesse em estudar a vida das organizações e como elas interagiam com os seus públicos na busca de uma relação harmoniosa, de uma imagem sólida e de comprometimento com o seu meio, onde trabalhei por muito tempo.

Alguns anos se passaram e com a vinda da minha irmã para Florianópolis, cada visita que fazia, o amor e o encantamento por esta Cidade aumentavam, e o desejo de morar aqui cada vez mais se fortificava. Entre muitas conversas com a Luana e a sua vontade de ter uma escola de educação infantil, pensamos na possibilidade de fazermos juntas, plano que não aconteceu naquele momento, porém a chama ficou viva em meu coração. Sempre fui fascinada pelas crianças, pela sua luz, a pureza, o amor, a energia e a entrega de alma que elas têm em tudo que fazem, o que se confirmou com o nascimento do meu filho. Foi com ele que tive a certeza que era convivendo com crianças que eu me sentia plena e feliz. E nessa troca de energias com o universo... ele me trouxe para cá. Pra esta cidade que me acolheu, próxima da minha irmã, esta grande pedagoga que tanto me inspira e que me mostrou a alegria e, também, a responsabilidade de educar as crianças. Foram em algumas tardes indo na Guata Porã, para colaborar em algum momento com a Grazy e com a Lu, que a luz realmente brilhou em meus olhos e o sonho se confirmou. Hoje aqui estou, estudando Pedagogia e fazendo o que tanto amo, graças ao incentivo e ao apoio destas duas sonhadoras e idealizadoras desta Casa Escola tão especial. Prazer, eu sou a Lisane e acredito que aquela sementinha que foi plantada em nosso coração sempre encontra o momento certo para florescer.

                                                                                                       

                                                                                                                                      Lisane Longhi

                                                                                                                                           

Música:Jardim daquela casa - Grupo Leves Cantos
00:00 / 00:00
bottom of page