
A Guata Porã é uma casa escola que acredita na beleza do ser e estar humano. Que preza por uma infância livre e desperta ao sensível. Onde crianças de 2 a 6 anos partilham de um mesmo espaço, dos mesmos fazeres. Cada qual dentro das suas possibilidades. Os maiores inspiram e orientam os menores. Os menores mostram o desejo do vir a ser e se encantam com a potência dos maiores.
O brincar...linguagem de conhecimento, rege o dia.
Aqui...inspiramos e expiramos, marcamos os ritmos com atividades diárias.
O preparo do alimento, a organização do espaço, os cuidados com a horta e a composteira. A organização dos brinquedos que são de dentro e com os que são de fora. Toda uma organização de casa. De uma casa aconchegante e acolhedora. Como uma grande família. Formada por crianças com movimentos que mudam a cada novo dia. Mudam e dançam...tal qual o vento.
O tempo de crescer é respeitado, de acomodar as vivências e amadurecê-las. Damos colo, carinho, acolhida e limites. Dançamos em roda e celebramos a vida.
Nosso tempo acompanha as estações do ano. O tempo do calor...do contato do corpo com a água. O tempo das folhas que caem e de cores intensas. O tempo dos festejos juninos, do boi de mamão, do frio e histórias na fogueira. Até chegar o tempo das borboletas.
O céu é nosso "teto". Diariamente contemplado pelas crianças e por nós. Em busca de pássaros, nuvens, estrelas e da lua, que de tempos em tempos está diferente!
Ao final do dia chega o momento do relaxamento, silenciar o corpo, acomodar, respirar e receber uma carinhosa massagem. Logo, a roda de celebração. Onde também é necessário aquietar o corpo e o coração. Olhar olho no olho, agradecer estar ali e desfrutar de um conto.
Nas oficinas de música o ritmo marca o movimento. A escuta se faz presente e o corpo vibra na intenção de manifestar-se. Por vezes manifesta-se e por outras contempla os fazeres.
Na Guata Porã o tempo presente é celebrado e vivido com qualidade. Neste espaço, casa, escola, acreditamos e pensamos a criança como natureza pura. Os dias são cheios de VIDA e assim, marcamos os primeiros passos deste belo caminhar.











